quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Modo Imperativo



Os Dez Mandamentos

I
Não adore outros deuses; adore somente a mim.
II
 Não faça imagens de nenhuma coisa que há lá em cima no céu, ou aqui embaixo na terra, ou nas águas debaixo da terra.
III
Não use o meu nome sem o respeito que ele merece; pois eu sou o Eterno, o Deus de vocês, e castigo aqueles que desrespeitam o meu nome.
IV
Guarde o sábado, que é um dia santo. Faça todo o seu trabalho durante seis dias da semana; mas o sétimo dia é o dia de descanso, dedicado a mim, o seu Deus.
V
Respeite o seu pai e a sua mãe, para que você viva muito tempo na terra que estou lhe dando.
VI
Não mate.
VII
Não cometa adultério.
VIII
Não roube.
IX
Não dê falso testemunho contra ninguém.
X
Não cobice a casa de outro homem. Não cobice a sua mulher, os seus escravos, o seu gado, os seus jumentos ou qualquer outra coisa que seja dele.

                                                          A Bíblia na Linguagem de Hoje. Êxodo 20:3 a 17.


No texto acima, “Os Dez Mandamentos”, os verbos que aparecem  e que estão conjugados no Imperativo Negativo são: Não adore, não faça, não use, não mate, não cometa, não roube, não dê, não cobice. E no Imperativo Afirmativo:
Adore, guarde, faça e respeite. Os verbos estão na 3ª pessoa do singular.

Nota: Se iniciarmos o 1º mandamento pelo pronome tu, os verbos dos mandamentos de I a V, deveriam mudar para: Não adores, não faças, não uses, guarda, faze, respeita. [MAPC].

Nenhum comentário:

Postar um comentário