segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Dicas de Português: Hiatos oo e ee



Hiato oo

O hiato oo perdeu o chapéu!
 
Com o Novo Acordo Ortográfico, voo, abençoo, perdoo, coroo e demais oos perderam o acento circunflexo, bem como o "o" tônico do hiato oo nas palavras paroxítonas.

Veja como deverão ser grafadas essas palavras a partir de agora:

Navegar me dá muito enjoo. (substantivo)

Eu me enjoo de tanto comer doces. (verbo)

É um voo curto, de apenas 15 minutos. (substantivo)

Todo fim de semana voo para Petrópolis. (verbo)

“A águia é realmente uma criatura incrível no voo! Sem esforço, ela plana pelo céu, conquistando o respeito de todos que a veem. Então, com um movimento de suas grandes asas, ela deixa o mundo para trás, enquanto voa para as alturas emocionantes.

A águia se esforça para se elevar. Como é uma ave grande, precisa empenhar-se para levantar voo, já que pesa em torno de sete quilos. Mas, uma vez alcançada a altura, ela sabe aproveitar as brisas e plana tranquilamente com suas asas estendidas.

“Na Bíblia vemos que em alguns casos o abençoador conclama Deus a abençoar (Deus te abençoe!). Em outros, era proferida a benção em nome de Deus (Seja abençado em nome do Senhor!). E também há a benção proferida sem acrescentar o nome de Deus, mas certamente ele está implicito (Eu te abençoo! – Gn 24.60).

Às vezes me dá enjoo de gente. Depois passa e fico de novo toda curiosa e atenta. E é só.


Hiato ee


Outra mudança importante trazida pelo Novo Acordo Ortográfico é a perda do acento circunflexo na flexão dos verbos do conhecido acrônimo credelevê (crer, dar, ler e ver) e derivados.

Agora, quando surge o ee (-e- tônico fechado + terminação -em), o primeiro e não é mais acentuado como costumava ser. Veja como fica daqui pra frente:

Crês tu que Deus é um só? Fazes bem; os demônios também o creem, e estremecem. 
Tiago 2:19

Romanos 12:19 (NVI) Amados, nunca procurem vingar-se, mas deem lugar à ira de Deus, pois está escrito: "Minha é a vingança; eu retribuirei", diz o Senhor.


Vereadores leem fim do relatório sobre corrupção em Campinas. 


"Não atentando nós nas coisas que se veem, mas nas que se não veem; porque as que se veem são temporais, e as que se não veem são eternas.
2 Coríntios 4.18"

Nenhum comentário:

Postar um comentário