sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Estrelas




E fez Deus os dois grandes luminares: o luminar maior para governar o dia, e o luminar menor para governar a noite; e fez as estrelas.
Gênesis 1:16

Nota: Para alguns, a primeira luz criada por Deus era de outra fonte que não a do sol. Especulam sobre uma iridescência química, elétrica, radioativa ou de outra ordem. Outros dizem que a expressão os céus e a terra refere-se ao universo – todos ao corpos celestes, incluindo o sol, a lua e as estrelas. De acordo com essa perspectiva, Deus criou as fontes de luz, mas não as revelou senão mais tarde, talvez desfazendo algum tipo de nuvem de trevas. Por fim, ele completou o processo e estabeleceu o ritmo e a ordem do sistema solar, dando-nos os dias, as noites e as estações. [Fonte: Bíblia de Estudo Vida].


Estrelas

                                Sérgio Brito e Arnaldo Antunes


Estrelas
Para mim
Para mim
Estrelas
São para mim
Estrelas para mim
Estrelas
Estrelas
Para quê?
Para quê?
Estrelas para mim
São para mim
Para mim
Para mim
Para mim
E a treva entre as estrelas
Só para mim

Nota: A letra desta música fala de estrelas. Alguém parece desejar as estrelas.
Para nós que moramos em cidade grande é mais difícil contemplar uma noite estrelada porque as luzes e a poluição da cidade dificultam a visão das estrelas.
Mas o  brilho das estrelas contra um céu escuro é algo fantástico e nos dá uma ideia  da imensidão do Universo. A grande verdade é que a beleza de um céu estrelado encanta qualquer pessoa. [MAPC]



DAS UTOPIAS

Se as coisas são inatingíveis... ora!
Não é motivo para não querê-las...
Que tristes os caminhos, se não fora
A presença distante das estrelas!


Nota: No poema, o poeta Mário Quintana parece responder àqueles que acham absurdo o desejo expresso na letra da música acima. Ele fala que os caminhos pelos quais o ser humano passa seriam muito tristes sem a presença das estrelas. Portanto, as pessoas devem desejar a presença das estrelas.
A característica que o poeta atribui aos caminhos sem a luz das estrelas é a tristeza. E a característica que ele atribui à presença das estrelas é a magia.
O significado da palavra “utopia” que se aplica ao título do poema é o de um projeto de natureza irrealizável, uma fantasia. O poeta usa esse título para expressar a idéia de que a difícil realização de algum projeto não é motivo suficiente para que nós o deixemos de lado. A simples presença de sonhos e ideais pode fazer nossa vida muito melhor. [MAPC]

Nenhum comentário:

Postar um comentário